O DESAFIO DE MISSÕES
CALENDÁRIO
August 2014
S M T W T F S
« Mar    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Missionários

Contribua com nossos missionários:


Celso Fonseca
País: Senegal
Atividade: esta há mais de dois anos entre o povo Fulani pregando a palavra de Deus com sua família, esposa e dois filhos.
Banco do Brasil
Agência: 160-0
Conta Corrente: 10456-6

O DESAFIO DE MISSÕES

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL

MISSÕES I

“A igreja justifica sua existência somente quando cumpre sua obrigação missionária”

“Se Deus quer a evangelização do mundo, mas te recusas a participar e sustentar missões, então, te opões à vontade de Deus” – Oswald Smith

“O melhor remédio para a igreja enferma é pô-la em dieta missionária”.

Estas frases podem se tornar apenas jargões religiosos e frases de efeito, ou podem ajudar-nos a reconstruir a consciência da maior tarefa que temos neste mundo como igreja: ser luz para todo povo, tribo, língua e nação (Ap. 5:9).

O Desafio de Missões

“… mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra ” (At 1:8).

Neste verso encontramos condensado o plano de Deus para a Igreja.

1. “… recebereis poder…”

É impossível fazer a obra de missões sem o poder do Espírito Santo. É impossível haver poder do Espírito sem visão mundial.

Se olharmos para a história da Igreja veremos que todas as vezes em que houve um derramamento do Espírito, o resultado final foi um grande movimento de missões mundiais.

O resultado do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste foi a salvação de quase três mil almas (At. 2:41); mais adiante, cerca de cinco mil (At. 4:4); depois disso houve um grande movimento missionário (At. 17:6).

Se quisermos ver nossas igrejas crescendo, o reino de Deus implantado e o evangelho sendo pregado a todas as nações, precisamos, do poder do Espírito Santo.

2. “… e sereis minhas testemunhas”

O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo é o testemunho. O crente que se apropria do poder do Espírito Santo pela fé, sente-se motivado a falar de Jesus Cristo  aos outros, e o faz de forma natural. Além do poder para testemunhar, o crente produzirá o fruto do Espírito refletido em suas atitudes, e sua vida servirá de estímulo para  que outros sigam a Jesus. Jesus Cristo chama-nos para sermos Suas testemunhas.

Deus nos ordena, através de Sua Palavra, que sejamos testemunhas das bênçãos que Ele nos dá, e essas bênçãos têm uma razão de ser: para que o mundo creia. Veja o que diz o Salmo 67.1-3 :

“Seja Deus gracioso  para conosco, e nos  abençoe, faça resplandecer sobre nós o seu rosto, para que se conheça na terra o teu caminho; em todas as nações, a sua salvação. ”Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos, todos”.

Deus nos abençoa para que testemunhemos de Seu amor, de Sua graça, assim, os pecadores se convertam.

3- “…Tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”

Atos 1.8, que é conhecido como uma pérola de missões no Novo Testamento, às vezes tem se tornado um grande obstáculo para as missões transculturais.(Larry Caldwell ). Se “primeiro Jerusalém” significa evangelizar primeiro “sua cidade”, então os primeiros discípulos não poderiam começar por Jerusalém, mas deveriam voltar para Cafarnaum para começar de lá a evangelização. Com isso vemos que essa idéia de “primeiro aqui” não encontra apoio no versículo em questão. O que encontramos em Atos 1.8, é uma idéia de simultaneidade.

Quando pensamos numa tarefa de tal magnitude, podemos pensar que é impossível para uma igreja local. Mas Jesus não só deu a ordem, como também tem dado todos os recursos e capacitações necessárias.

Na próxima ilustração temos uma descrição clara do propósito de Deus em colocar seu Espírito para viver em nós. Eles nos deu um texto sagrado e verdadeiro, que tem se cumprido pela riqueza da sua graça infinita. Há um propósito eterno nisso. Veja   a sequência:

Texto                                          Poder                                              Tarefa

Mateus 28:18-19 “É me dado todo o poder no céu e na terra”. Com Lucas 10.19 “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações.”
Marcos 16:15-17 “Em meu nome expulsarão

demônios, falarão novas línguas, pegarão em  serpentes, etc.”…”

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Lucas 24:46-49 “…ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” “….em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações”
João 20:21:22 “Dizendo isto, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”. “  Assim como o Pai me enviou, assim também vos envio”.
Atos 1:8 “Mas receberei poder ao descer sobre vós o Espírito Santo…” “E ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”

Quando Jesus prometeu poder aos discípulos, seu principal propósito era capacitá-los para a evangelização do mundo. O sublime poder de Deus e seu mais alto propósito universal tem sido reduzido a meras necessidades pessoais de experiências emocionais passageiras. Muito raramente vemos alguém pedindo a Deus poder para ser um instrumento para missões.

Devemos encorajar mais e mais crentes para se encherem do Espírito Santo mas com a motivação certa: santificação com vivência do caráter de Cristo e missões. Se as­sim agimos Jesus fará ainda mais maravilhas em nós e através de nós. Afinal, o principal motivo da morte e ressurreição do nosso Mestre é a salvação dos perdidos de todos os povos, tri­bos, nações e línguas.

A OBEDIENCIA DETERMINA O AVANÇO”
missões – o Desafio para baixar

Leave a Reply